Aulas 11 e 12 - Aplicação em Projeto e Ampliação de Habitação Social Mínima

RESPONSÁVEL
Andréa Quadrado Mussi

SÚMULA
Temas a serem abordados: Gerenciamento da ampliação da HIS (Habitação de Interesse Social) com o uso da gramática de formas. Exemplos de uso da gramática de formas no estudo da habitação social. Exemplos de projetos de uso coletivo que prevêem a possibilidade de personalização de unidades e/ou a participação do usuário no processo de projeto. Estudo de gramática de formas dos projetos da Equipe Elemental do Chile. O exercício proposto.
Aplicação dos conceitos de gramática de formas para a ampliação de habitações sociais de dimensões mínimas, com o propósito de preservar a concepção arquitetônica e viabilizar a ampliação dimensional, e assim oportunizar uma diversidade maior de personalização da habitação em série. O aluno projetará um conjunto habitacional, com a aplicação de gramática que previamente elaborou, respeitando alguns parâmetros impostos pela disciplina. Ele será o usuário que interagirá e possuíra a necessidade de ampliar a habitação popular no estágio mínimo para o estágio 1, 2 ou 3 de ampliação preservando a gramática proposta; e assim os vocábulos e regras são a concepção arquitetônica a preservar.

OBJETIVOS
Explorar os conceitos de gramática de formas no processo de projeto de arquitetura. Elaborar gramática para projeto de habitação social, a partir de exercício de gramática analítica, identificar parâmetros a serem considerados na gramática a ser elaborada. Reproduzir as regras com o projeto de pelo menos dois estágios de ampliação do estágio mínimo.

CONTEXTO
O aluno está em processo de desenvolvimento de uma (ou de várias) linguagem (ens) compositiva (s), ou seja, de uma gramática de formas própria. A qual evolui de complexidade em termos de representação (do bi para o tridimensional), de temática (Design: identidade visual e logotipo, mobiliário geral, mobiliário coletivo; Arquitetura: habitação e Urbanismo: parcelamento do solo) e escala (identidade visual e logotipo, mobiliário, edificação, unidade de vizinhança e bairro). Na etapa anterior foi desenvolvido exercício de criação de mobiliário, como esta linguagem poderá ser transposta para o projeto de habitação de interesse social? Quais as adaptações e acréscimos de vocábulos e regras terão de ser feitas, para haver unidade formal entre os projetos elaborados? O objetivo é conseguir perceber que todos os projetos fazem parte de um mesmo estilo, ou do processo de alcançar um estilo, uma linguagem formal homogênea.
Nesta etapa se continua na representação tridimensional, a temática é Arquitetura: Habitação de Interesse Social (HIS), e a escala abrange a edificação e a unidade de vizinhança. É desenvolvida em grupo de no máximo três alunos, portanto, se deverá eleger uma das linguagens que vem sido desenvolvida por um dos componentes, ou, se viável, das características a fins entre as três se criar uma quarta linguagem compositiva.
   
PROGRAMA
1. Pré-Aula: leituras de textos recomendados e análise de um projeto da equipe Elemental do Chile com síntese em no máximo duas páginas.
2. AULA 11 (duração de 1h).
– Painel. Discussão dos resultados da aula anterior e estabelecimento de relações da linguagem compositiva adotada com a temática Arquitetura: HIS.
3. AULA 11 - Aula expositiva (duração de 1h).
Gerenciamento da ampliação da HIS com o uso da gramática de formas: utilização da gramática de formas para decompor um projeto de Habitação de Interesse Social que planeja ampliação dimensional e como a gramática pode contribuir na personalização desta HIS e na manutenção do controle do que foi concebido no projeto, quando da ampliação da HIS pelo usuário. Apresentar estudo da gramática de formas dos projetos da equipe Elemental do Chile.
4. AULA 11 - Aula prática 1 (duração de 1h20min).
Gramática Analítica. Analisar o projeto de conjunto de habitação social executado em Iquique – Chile, do grupo Elemental. Extrair os vocábulos e regras do projeto. Como apoio receberão um Kit com um conjunto de vocábulos (formas gráficas de zonas funcionais: serviço, íntimo, social e circulações: escada), onde a articulação será efetuada de acordo com as regras decompostas da análise.
5. AULA 12 – Aula Prática 2 (duração de 3h20min).
Gramática Sintética. Elaborar uma gramática (de formas e descritiva) e em conjunto com alguns parâmetros extraídos da análise do projeto da equipe Elemental do Chile (parte destas restrições serão fornecidas pela disciplina, os quais poderão ser complementados pelo aluno), projetar um conjunto de unidades habitacionais mínimas. Com pelo menos 4 unidades, todos os confrontantes de uma unidade habitacional (laterais e fundos, se houver, e mais uma unidade de esquina). Prever dois estágios de ampliação do estágio mínimo (do EM para o E1 e E2). Representação gráfica tridimensional (volumetria individual e de conjunto) e bidimensional (fachadas).
a. Elaboração da gramática;
b. Projeto da unidade habitacional mínima;
c. Proposta de ampliação do EM (Estágio Mínimo) – EM para E1 e E2;
d. Proposta de articulação das unidades vizinhas e de esquina;
e. Acabamento final das propostas (a partir daqui pode ser complementado pós-aula);
f. Justificativa escrita e gráfica e preparação para divulgação.
6. Pós-Aula.
Possibilidade de chat para assessoramentos visando a preparação do painel de discussão a ser realizada no início da aula 13.

MATERIAIS
Impressão dos desenhos técnicos do projeto de Iquique para a análise (gramática analítica).
Um Kit de vocábulos da habitação social mínima, baseado em projeto da equipe Elemental (a ser fornecido pela disciplina).
Parâmetros a serem contemplados no projeto da habitação.
Material de desenho: escalímetro, esquadros, lapiseira, borracha, papel manteiga, papéis diversos, folhas milimetradas;
Material para maquete volumétrica manual (massa de modelar, etc. Pode ser substituído por notebook com software 3D, para o aluno que domina esta ferramenta);
Meio para divulgação e acabamento final: máquina fotográfica digital, notebook com software 3D (opcional).
Para a aula será utilizado recursos multimídia, sendo necessário Datashow. É possível que os grupos tenham seu processo de projeto filmado.
As aulas práticas serão em grupos com no máximo três componentes.    

BIBLIOGRAFIA
BASULTO, David, 2007. Quinta Monroy / Elemental Chile. Plataforma Arquitectura, 17 set. 2007.  Disponível em:
BENRÓS, D.; DUARTE, J.P.; BRANCO, F. A System for providing customized housing: Integrating design and construction using a computer tool. in Gero. J., Dong, A. (eds.) Proceedings of the 12th CAAD Futures Conference, Sydney, Australia, July 2007, p. 153-166.
DUARTE, José Pinto. Personalizar a Habitação em Série: Uma Gramática Discursiva para as Casas da Malagueira do Siza. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2007.
FERNANDES, Andressa. Construção Compartilhada. In: Revista Arquitetura e Urbanismo, São Paulo: Editora Pini, Ed. 172, jul. 2008, p. 48-53.
FERNANDES, Andressa. Construção Compartilhada. Revista Arquitetura e Urbanismo, Ed. 172, jul. 2008, pp. 48-53. Disponível em: http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/172/construcao-compartilhada-95912-1.asp#. Acesso em: 07 fev. 2009.
GROBLER, Francois; AKSAMIJA, Ajla; KIM, Hyunjoo; KRISHNAMURTI, Ramesh; YUE, Kui e HICKERSON, Casey. Ontologies and Shape Grammars: Communication between Knowledge-Based and Generative Systems. In: Third International Conference on Design Computing and Cognition - DCC'08, 2008, Atlanta. Design Computing and Cognition DCC’08. J.S. Gero e A. Goel (eds),  2008, p. 23-40.
____________. Projetos de habitação social. Disponível em: http://www.elementalchile.cl
____________. Projetos de Lucien Kroll. Disponível em: http://homeusers.brutele.be/kroll/auai-project-ZS.htm
____________. Projetos baseados no sistema Pile Up. Disponível em: http://www.zwimpferpartner.ch/index.php?id=628

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