Aula 10 - Aplicação na Criação de Módulos Expositores

RESPONSÁVEIS
Fernanda Reis Schreiner e Cristina Gondim

SÚMULA
Temas a serem abordados: atributos do mobiliário contemporâneo como componibilidade, modularidade  e multifuncionalidade relacionados a conceitos de gramática de formas. Exemplos de gramáticas analíticas de arranjos de mobiliário modular e suas soluções de união. Proposição de exercício para a criação de uma gramática sintética de módulos para exposição com linguagem desenvolvida pelos alunos.

OBJETIVOS
Aplicar os conhecimentos de Sintaxe, Semântica e Gramática de Formas a atributos de componibilidade, modularidade e multifuncionalidade em mobiliário contemporâneo.
Aliar lógica construtiva ao desenvolvimento de projetos de mobiliário através da apresentação de conceitos, métodos, materiais e processos.
Elaborar gramática para a criação de módulos expositores para evento de conclusão da disciplina com vocabulário e regras da linguagem desenvolvida pelos alunos.

PROGRAMA
Pré-aula: leitura dos textos recomendados.
Avaliação do exercício anterior: (duração de 1h).
Aula expositiva - primeira parte: (duração de 1h).
Serão apresentados temas relacionados à constituição de objetos funcionais (Objeto Uno, Objeto Composto e Meta-estrutura). Serão abordados os processos para obtenção do módulo e elementos construtivos modulares, dentre eles fabricação digital.
Intervalo (duração de 15min)
Aula expositiva - segunda parte: (duração de 1h).
Serão apresentados princípios de união (encaixes), como travamento, atrito, interferência entre outros, para trabalhar as possibilidades de decomposição do módulo em elementos estruturais e criação de elementos construtivos modulares, assim como operacionalizar a componibilidade entre os módulos. Apresentação e análise de soluções de união em exemplos de mobiliário contemporâneo analisando as suas características enquanto linguagem.
Exercício experimental: (duração de 45min).
Desenvolvimento de gramática sintética para projeto dos expositores a partir da  linguagem desenvolvida até então pelos alunos, visando a execução, montagem e desmontagem da exposição. Aplicação dos conceitos e atributos visto nas duas aulas anteriores como modularidade, componibilidade, constituição, desmontabilidade entre outros.

MATERIAIS
Projetor multimídia, computador portátil, modelos dos módulos já prototipados, material de desenho e maquete para desenvolvimento do projeto do expositor.

BIBLIOGRAFIA
BALBINOTTI, Roberto Rosário; SILVA, Everton Amaral; PEREIRA, Carlos Alvariz.; KINDLEIN, Wilson Junior. Princípios básicos de junção utilizados em sistemas e subsistemas de produtos industriais e sua importância no desenvolvimento sustentável. Artigo apresentado na ANPRAS, Campinas-SP, 2002. Disponível em: http://www.ndsm.ufrgs.br/ Acesso em: 12-11-2008
GONDIM, Cristina. Estudo sobre a constituição dos objetos funcionais: uno e composto. Trabalho realizado como pré-requisito para a conclusão da disciplina Desenvolvimento Integrado de Produtos II do PGDesign.
KLETT, Jan Klett; BLESSING, Lucienne. Systematic design of connections. Proceedings of LCE 2006. Disponível em: http://www.mech.kuleuven.be/lce2006/Registration_papers.htm Acesso em: 08/12/2008
SASS, L;  BOTHA M. Instant House: Onsite manufacturing of housing with Digital Fabrication.
International Journal of Architectural Computing” Vol. 04, Issue 04, pp.109-123, 2006. 
SASS, L. Wood Frame Grammar; A generative system for digital fabrication. International Journal of Architectural Computing , 01, Vol. 4, 2005.
SASS, L. Design for Self Assembly of Building Components using Rapid Prototyping. ECAADE, Copenhagen, Denmark.
SASS, L; MICHAUD, D; CARDOSO, D. Materializing a Design with Plywood. ECAADE, Frankfurt, Germany, Sept. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário