Aulas 13 e 14 - Aplicação em Projeto de Parcela Urbana

RESPONSÁVEIS
Andréa Quadrado Mussi - Mateus Beck

SÚMULA
Temas a serem abordados: Gramática aplicada ao urbanismo. Exemplo da gramática urbana para a Medina de Marrakech. Exemplo de estudos de gramática para gerar uma parcela urbana desenvolvida pela equipe do prof. José Pinto Duarte. O exercício proposto.
Complementação da gramática desenvolvida nas aulas anteriores (aulas 11 e 12). As unidades habitacionais foram feitas sem alocação em um terreno, portanto, este momento é de implantar as unidades em um sítio, disponibilizado pela disciplina. Assim as articulações entre as unidades acontecerão. A trama viária ou o tecido urbano emergerá a partir da disposição das unidades habitacionais no sítio. Ou será definida um tecido urbano, onde as unidades se adaptarão a ele. Poderá a gramática da habitação ser traduzida para o urbano e seguir a mesma linguagem ou uma nova gramática será definida para o projeto da parcela urbana (loteamento).

OBJETIVOS
Explorar os conceitos de gramática de formas no âmbito do urbanismo.

CONTEXTO
O aluno está em processo de desenvolvimento de uma (ou de várias) linguagem (ens) compositiva (s), ou seja, de uma gramática de formas própria. A qual evolui de complexidade em termos de representação (do bi para o tridimensional), de temática (Design: identidade visual e logotipo, mobiliário geral, mobiliário coletivo; Arquitetura: habitação e Urbanismo: parcelamento do solo) e escala (identidade visual e logotipo, mobiliário, edificação, unidade de vizinhança e bairro). Na etapa anterior foi desenvolvido exercício de projeto de habitação de interesse social, como esta linguagem poderá ser transposta para o projeto de parcelamento de uma gleba? Quais as adaptações e acréscimos de vocábulos e regras terão de ser feitas, para haver unidade formal entre os projetos elaborados? O objetivo é conseguir perceber que todos os projetos fazem parte de um mesmo estilo, ou do processo de alcançar um estilo, uma linguagem formal homogênea.
Nesta etapa se continua na representação tridimensional, a temática é Urbanismo: Parcelamento de uma gleba visando à implantação de Habitação de Interesse Social (HIS) desenvolvida no exercício anterior, e a escala passa a ser do bairro, com interface com a cidade. É desenvolvida em grupo de no máximo três alunos, como no exercício anterior. É importante definir se o parcelamento emergirá da implantação das habitações e suas conexões de vizinhança (recomendável) ou a partir de uma dada linguagem de loteamento as habitações se adaptarão, como mencionado na súmula.

PROGRAMA
1. Pré-Aula: exercício das aulas 11 e 12. Leituras de textos recomendados.
2. AULA 13 (duração de 1h)
– Painel. Discussão dos resultados da aula anterior e estabelecimento de relações da linguagem compositiva adotada com a temática Urbanismo.
3. AULA 13 - Aula expositiva (duração de 1h).
Gramática aplicada ao urbanismo. Exemplo da gramática urbana para a Medina de Marrakech. Exemplo de estudos de gramática para gerar uma parcela urbana desenvolvida pela equipe do prof. José Pinto Duarte.
4. AULA 13 - Aula prática 1 (duração de 1h20min).
Gramática Analítica. Analisar a implantação do projeto de conjunto de habitação social executado em Iquique – Chile, do grupo Elemental. Extrair os vocábulos e regras da implantação do conjunto: articulação entre as unidades e a relação com o espaço público. 
5. AULA 14 – Aula Prática 2 (duração de 3h20min).
Gramática Sintética. Elaborar uma gramática (de formas e descritiva) e em conjunto com alguns parâmetros extraídos da análise do projeto da equipe Elemental do Chile (parte destas restrições serão fornecidos pela disciplina, os quais poderão ser complementados pelo aluno), projetar um loteamento para a gleba apresentada como estudo de caso pela disciplina e alocar as unidades habitacionais projetadas nas aulas anteriores. Pensar as unidades como conjunto e não isoladas.
6. Pós-Aula. Possibilidade de chat para assessoramentos visando a preparação do painel de discussão a ser realizada no início da aula 13.

MATERIAIS
Impressão da implantação do projeto de Iquique para a análise (gramática analítica).
Parâmetros a serem contemplados no projeto do loteamento.
Maquete de várias unidades habitacionais projetadas anteriormente, na quantidade necessária e compatível com a gleba a lotear.
Maquete de uma gleba e/ou planta panialtimétrica da gleba a parcelar. Material de desenho: escalímetro, esquadros, lapiseira, borracha, papel manteiga, papéis diversos, folhas milimetradas;
Material para maquete volumétrica manual (pode ser substituído por notebook com software 3D, para o aluno que domina esta ferramenta);
Meio para divulgação e acabamento final: máquina fotográfica digital, notebook com software 3D (opcional).

Para a aula será utilizado recursos multimídia, sendo necessário Datashow. É possível que os grupos tenham seu processo de projeto filmado. As aulas práticas serão em grupos com no máximo três componentes.

BIBLIOGRAFIA
BASULTO, David, 2007. Quinta Monroy / Elemental Chile. Plataforma Arquitectura, 17 set. 2007.  Disponível em:
DUARTE, José Pinto; SOARES, Gonçalo; CALDAS, Luisa; ROCHA, João. An Urban Grammar for the Medina of Marrakech: Towards a Tool for Urban Design in Islamic Contexts. In Gero. J., Dong, A. (eds.) Proceedings of the 12th CAAD Futures Conference, Netherlands, 2006, p. 483-502.
FERNANDES, Andressa. Construção Compartilhada. In: Revista Arquitetura e Urbanismo, São Paulo: Editora Pini, Ed. 172, jul. 2008, p. 48-53.
FERNANDES, Andressa. Construção Compartilhada. Revista Arquitetura e Urbanismo, Ed. 172, jul. 2008, pp. 48-53. Disponível em: http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/172/construcao-compartilhada-95912-1.asp#. Acesso em: 07 fev. 2009.
GROBLER, Francois; AKSAMIJA, Ajla; KIM, Hyunjoo; KRISHNAMURTI, Ramesh; YUE, Kui e HICKERSON, Casey. Ontologies and Shape Grammars: Communication between Knowledge-Based and Generative Systems. In: Third International Conference on Design Computing and Cognition - DCC'08, 2008, Atlanta. Design Computing and Cognition DCC’08. J.S. Gero e A. Goel (eds),  2008, p. 23-40.
____________. Projetos de habitação social. Disponível em: http://www.elementalchile.cl
____________. Projetos de Lucien Kroll. Disponível em: http://homeusers.brutele.be/kroll/auai-project-ZS.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário