Aula 08 - Criação de Logomarcas em Design Gráfico

RESPONSÁVEL
Tiago Retamal

SÚMULA
Apresentar as etapas no processo de criação de marcas em design gráfico. Exercitar o reconhecimento de padrões gráficos referente ao estudo de gramática de formas durante processo de sua criação.

OBJETIVOS
Capacitar o aluno a identificar e utilizar as propriedades da gramática de formas no processo de criação de marcas.

PROGRAMA
1. Aula Expositiva:
a) Abordagem de conceitos em identidade visual (logo, logotipo, logomarca, tipografia, marca, marca mista, identidade visual, identidade corporativa). Duração: 15:30-16:00 (30min)*
b) Identificação e análise das etapas no processo de criação (briefing, layouts, apresentação, arte finalização, confecção de manual de identidade visual). Duração: 16:00-16:30 (30min) c) Apresentação e análise de casos em que a gramática de formas foi recurso para criação de marcas de identidade visual em design gráfico bem como gerador de alternativas durante o processo de sua elaboração. Duração: 16:30-17:15 (45min)

2. Exercício e avaliação de criação de marca para evento o trabalho final da disciplina. Duração: 17:15-17:50 (35min)

MATERIAIS
Aplicação de exercício sob meio analógico ou digital.

BIBLIOGRAFIA
PRATS, M. Shape exploration in Product Design Assisting Transformation in Pictorial Representations, 2007.
GOMES, J. F. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras, 2004.
FISHEL, C.; GORDON, S. K. The little book of Big Packaging Ideas. New York: Paperback, 2006.
MANZINI, E. A matéria da Invenção. Lisboa: Centro Português de Design, 1986.
FISHEL, C.; GARDNER B. LogoLounge vol.2_2000 International Identities by Leading Designers. New York: Paperback, 2006.
FISHEL, C.; GARDNER B. LogoLounge vol.1_2000 International Identities by Leading Designers. New York: Paperback, 2004.

Lâminas amostra logos:
http://www.duffy.com
http://www.vsapartners.com
www.tiagoretamal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário