Aula 06 - Geração e Emergência Computacional de Formas

RESPONSÁVEL
Fabiano Pinto, Mateus Paulo Beck e Rosirene Mayer

SÚMULA
Explorar a geração de formas paramétricas utilizando transformações isométricas acrescidas da escala.
Exercitar a combinação de módulos computacionais para a geração coordenada e/ou aleatória de elementos gráficos em uma linguagem de design pré-determinada.
Explorar os processos de reconhecimento de padrão em formas geométricas.
Apresentar os conceitos de emergência de formas sobre uma plataforma computacional.
Exercitar o reconhecimento de padrões, a instanciação de formas geométricas e as operações de inserção e de remoção de formas.

OBJETIVOS
Apresentar os recursos computacionais disponíveis para estratégias generativas de projeto.
Explorar o reconhecimento de padrões e a emergência de formas utilizando recursos computacionais.

PROGRAMA
Discussão dos exercícios de fixação de gramática de formas. Entrega e avaliação dos blocos de registro da disciplina.
Aula expositiva: Conceito de transformações isométricas acrescidas da escala. Noções de parametrização e de seqüências numéricas. Emergência de formas para uma determinada gramática de formas. Reconhecimento de padrões e relações espaciais entre elementos gráficos.
Exercícios práticos utilizando computadores: Experimentos de combinação de módulos computacionais fornecidos. Avaliação da parametrização nos módulos computacionais fornecidos. Avaliação da estrutura definida pela linguagem de design aplicada. Experimentos com reconhecimento de padrões e identificação de instâncias. Avaliação da complexidade do processo de reconhecimento de padrões e de situações limite para o algoritmo. Discussão sobre possibilidades para os recursos computacionais. Discussão sobre gramáticas de formas analíticas.

MATERIAIS
Exercícios computacionais práticos: computadores, AutoCAD e módulos computacionais desenvolvidos especificamente para os exercícios propostos.

BIBLIOGRAFIA
GIPS, J: 1975, Shape Grammars and Their Uses: Artificial Perception, Shape Generation and Computer Aesthetics, Basel, Birkhäuser.
KNIGHT, TW: 1998, Shape grammars, Environment and Planning B: Planning and Design Anniversary Issue, pp. 86–91.
KNIGHT, TW: 2000, Shape Grammars in Education and Practice: History and Prospects, Department of Architecture, School of Architecture and Planning, MIT, Cambridge, MA, available from http://www.mit.edu/~tknight/IJDC/. Acesso em: 24 de fevereiro de 2008.
LEYTON, M: 2001, A Generative Theory of Shape, Lecture Notes in Computer Science, Springer, Berlin.
STINY, G: 1975, Pictorial and Formal Aspects of Shape and Shape Grammars: On Computer Generation of Aesthetics Objects, Basel, Birkhäuser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário