Aula 04 - Semântica da Forma

RESPONSÁVEL
Mateus Paulo Beck

SÚMULA
  • Semântica da forma: 
Emergência de formas
Leis da Gestalt
Forma una/composta
Emergência de funções
Contexto/escala

OBJETIVOS
Introdução ao conceito de semântica da forma. Capacitar o aluno para o reconhecimento e reprodução de formas semânticas primitivas e emergentes, e para a emergência de funções.

PROGRAMA
Aula expositiva.
Conceito de formas semânticas. Exemplos de simetria, ritmo, movimento e equilíbrio visuais.
Conceito de emergência de formas. Métodos para a emergência de formas e exemplos.
Noção das Leis da Gestalt. Exemplos de semelhança, proximidade, agrupamento, boa continuidade, fechamento e pregnância.
Conceito de forma una/composta e exemplos.
Conceito de emergência de funções. Exemplos de emergência de funções através de alterações na escala e no contexto.
Prática: Exercícios de identificação de formas e relações semânticas primitivas e emergentes em imagens impressas.
Exercícios de criação de padrões semânticos utilizando figuras 2D (tangran) e 3D.
Exercício de emergência de funções contextualizando as formas 2D e 3D criadas anteriormente através de colagens ou fotomontagens.

MATERIAIS
Imagens impressas, papel manteiga, material de desenho. Papel, tesoura e elementos 3d como varetas, blocos, lego, caixas de fósforo etc...

BIBLIOGRAFIA
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual. São Paulo: pioneira, 1986.
DAY, R.H. Psicologia da Percepção. São Paulo: José Olympio, 1970.
GERO, JOHN. S., YAN, M. Shape emergence by symbolic reasoning. Environment and Planning B: Planning and Design 21: 191-212, 1994.
GERO, J. S; JUN, H. J. Emergence of shape semantics of architectural shapes. Environment and Planning B: Planning and Design 25: 577-600, 1998.
______.  Getting Computers to Read the Architectural Semantics of Drawings. In: Computing in Design: Enabling, Capturing and Sharing Ideas, ACADIA 95. Eds. L N Kalisperis, B Kolarevic, p. 97-112. Disponível em: http://www.arch.su.edu.au/~john/publications/1995/95oGeroJunoACADIA.pdf
WESTPHAL, E. ; CAVALHEIRO, Maria Helena ; TURKIENICZ, Benamy . Função ampliada, flexibilidade e contextualização. In: AZEVEDO, Giselle; BRONSTEIN, Lais, DUARTE, Cristiane Rose; RHEINGANTZ, Paulo Afonso. (Org.). O lugar do projeto: no ensino e na pesquisa em arquitetura e urbanismo. 1 ed. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2008, v. , p. 195-202.
WERTHEIMER, Michael. Pequena história da psicologia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1989. tradução Lólio Lourenço de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário